Atendimento 24h (87) 2101 3099 Rua Tobias Barreto, 7 - Centro, Petrolina - PE

Radiologia

Caminhos Cerebrais Funcionais em Crianças com Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH)

Publicada em 28/05/2020 às 12:30

Por meio da Ressonância Magnética Funcional (FMRI), investigadores identificaram anormalidades nos cérebros de crianças com déficit de atenção / hiperatividade (TDAH), que podem servir como um biomarcador para a desordem, de acordo com um estudo divulgado durante o RSNA (Radiological Society of North America), em Chicago (EUA).
O TDAH é uma das doenças mais comuns na infância. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, não há um único teste capaz de diagnosticar uma criança com o transtorno. “Diagnosticar o TDAH é muito difícil por causa de sua grande variedade de sintomas comportamentais”, disse o pesquisador Li Xiaobo, Ph.D., professor assistente de radiologia no Albert Einstein College of Medicine, em Nova York.
“Estabelecer um biomarcador de imagem confiável do TDAH seria uma grande contribuição para o campo”, completa.
Os pesquisadores submeteram 18 crianças com o transtorno (faixa etária 9-15 anos) ao FMRI. Para cada participante, a ressonância produziu um mapa de ativação cerebral que revelou quais regiões do cérebro se tornou ativada enquanto a criança realizava determinada tarefa. Os pesquisadores então compararam os mapas cerebrais a ativação dos dois grupos.
Em comparação ao grupo de controle normal, as crianças com TDAH mostraram atividade funcional anormal em várias regiões do cérebro envolvidas no processamento de informações a atenção visual. Os pesquisadores também descobriram que a comunicação entre regiões do cérebro, durante o processamento visual, foi interrompido nas crianças com ADHD.
“O que isto nos diz é que as crianças com TDAH utilizam diferentes vias de funcionamento do cérebro para processar as informações”, disse Li.
Pesquisadores: Co-autores são Shugao Xia, Ariane Kimball e Craig Branch, Ph.D.

 

Fonte: saudebusiness.com

Nos envie uma mensagem

Em breve retornaremos o contato

Agende sua consulta!