Atendimento 24h (87) 2101 3099 Rua Tobias Barreto, 7 - Centro, Petrolina - PE

Radiologia

Pode se realizar estudo de Ressonância Magnética (RM) se tenho aparelho ortodôntico?

Publicada em 18/02/2022 às 08:16

 

Depende. Mas vamos tentar simplificar os conceitos e orientações:

 

Primeiramente, é preciso ter sensibilidade que não é simplesmente retirar os aparelhos ortodônticos em todos os pacientes que irão realizar ressonância magnética... essa ação envolve na outra ponta do processo um desperdício de tempo e dinheiro do cliente, no contexto do seu curso de tratamento odontológico. E quando falamos de ortodontia e cirurgia ortognática (bucomaxilofacial) isso pode significar muitos meses de planejamento dos colegas odontólogos.

 

Então, o que eu devo saber de materiais de inclusão odontológica e ressonância magnética?

 

Em geral, a maioria dos implantes dentários (fixos), tendem a ser mantidos em sítio com "contra-forças" suficientes para evitar que eles causem problemas relacionados ao movimento ou desalojamento, quanto associados a equipamentos de  3 e 1,5 Teslas (ou menos). Além disso, os dispositivos odontológicos, testados até o momento, não parecem apresentar problemas relacionados a aquecimento, inclusive alguns em estudos experimentais com RM de 7T.

 

Porém, atenção! Todos os aparelhos e dispositivos metálicos removíveis (não fixos), inclusive odontológicos, precisam ser retirados, antes da realização do exame. De preferência, os dispositivos ortodônticos (mesmo os odontológicos "fixos") devem ser meticulosamente verificadas pelo seu dentista de confiança quanto os critérios de estabilidade ("está realmente fixo?"), incluindo fios, suportes, tubos, fitas de ligadura e etc... qualquer "bráquete" instável deve ser fixado ou removido antes do estudo de ressonância.

 

Agora que eu retirei os materiais "removíveis" e verifiquei a estabilidade daqueles que estão "fixos", eu posso fazer qualquer exame de RM sem problemas, correto?

 

Depende. Qual a área corporal do seu exame?

 

É importante lembrar que um dos maiores inconvenientes dos aparelhos ortodôntico é que eles estão relacionados a artefatos metálicos, induzido "perda de sinal" e distorção imagens, degradando a qualidade do exame e limitando a interpretação do médico radiologista, notadamente nos exames da cabeça e pescoço (crânio, seios da face, órbitas, sela turcica, mastóide, angio RM cervical e cerebral arterial, coluna cervical, cavidade oral, laringe e outros).

 

Ok. Assim, todo exame na região da cabeça ou pescoço eu deveria solicitar ao dentista para retirar meu aparelho dentário para evitar os "artefatos"?

 

Depende. Vários bráquetes ortodônticos estão disponíveis no mercado com diferentes composições, incluindo aço inoxidável, cerâmica, plástico, titânio e outras ligas.

 

Assim, antes de você tomar a decisão de retirar aparelho ortodôntico em 100% dos casos dos exames (de cabeça e pescoço); você pode discutir conjuntamente com seu dentista dentre os vários materiais frequentemente utilizados em Ortodontia, qual está sendo utilizado no seu tratamento

 

 

Por último, uma pergunta que interessa especialmente os ortodontistas e cirurgiões bucomaxilofacial: é preciso retirada do aparelho ortodôntico para realização do estudo de ressonância magnética das articulações temporomandibulares (ATMs)?

 

A depender da composição dos bráquetes e fios, conforme supramencionado, é possível realizar o estudo de RM das ATMs e reduzir (apesar de não eliminar) os artefatos de susceptibilidade magnética relacionados ao material de inclusão odontológica, pois é sabido que as  seqüências IR (inversion recovery) e SE (spin echo) têm menos suscetibilidade a materiais ferromagnéticos em comparação com as seqüências GE e EPI (gradient echo, echo-planar imaging). Além disso, é recomendado realizar o exame em magnetos de 1.,5 T ( em vez de 3 Tesla), em menor FOV ("pequeno campo de visão"), matriz de alta resolução, espessura de corte (fatia) mais fina possível, aumentar comprimento do trem de eco com maior largura da faixa receptora... Tudo isso balanceado afim de diminuir os artefatos metálicos nas imagens das articulações temporomandibulares (ATMs) adquiridas.

 

Não compreendeu bem como reduzir os artefatos da ATM na RM de 1,5 T? Não se preocupe... confie na equipe de médicos radiologista indicada pelo seu Cirurgião-Dentista. 

 

 

Nota:

As informações publicadas neste site não devem ser consideradas aconselhamento médico. Não esqueça que a Medicina é uma ciência em constante transformação e inúmeros trabalhos e evidências são modificados todos os dias.

Se você é um leitor não-médico, consulte seu médico sobre quaisquer questões médicas relacionadas a doenças, condições, sintomas, diagnóstico, tratamento e efeitos colaterais.

 

Fonte: Instituto AMMO

 

Nos envie uma mensagem

Em breve retornaremos o contato

Agende sua consulta!